Bem vindo turista !!

PATAGÔNIA ARGENTINA - BARILOCHE, RIO NEGRO

E o vulcão descansou,
Julho chegou,
E a viagem se concretizou!
Enfim, Alta Patagonia,
Meu sonho se realizou!

Huhu! Para quem acompanhou meu drama no ano passado, o vulcão Puyehue, entrou em erupção e me impediu (assim como milhares de turistas) de embarcar para Argentina, dentre outros lugares.

Hotel e passagens canceladas.
Dinheiro da Aerolineas devolvido, e com muita conversa, conseguimos que o hotel nos desse uma carta de crédito de um ano. Isso. Até mais que isso foi, já que viajariamos em Junho, e conseguimos embarcar esse ano, em Julho.

Foi tudo muito lindo... maas.... Nunca mais viajo em Julho! Por mais que já soubesse, teimosia é fogo... preços caríssimos, tudo elevado, congestionado, bagunçado.. etc etc etc...
Apesar de tudo, conseguimos viajar com muuito mais economia do que com uma agência de viagem. E claro, aproveitando cada segundo...

Bom, vamos lá. Vou roteirizar nossa viagem aqui. Economizando bem, pode-se viajar também!

Viajariamos com duas mochilas, e com uma mala de mão. O que percebemos depois seria desnecessária, já que levamos roupas demais.

Fiz uns desenhos básicos rs, para destacá-la em meio as outras vermelhinhas que poderiam ter.

Colocamos tudo dentro da mochila, inclusive notebook, carregadores e baterias. Na malinha só algumas meias, meu pedestal, etc etc.. Estou quase me sentindo uma mochileira! Para marinheiros de primeira viagem em questão de mochilar, já é um bom passo né? Da próxima, excluiremos a mala. (Essa idéia se tornou decisiva depois que a nossa mala sumiu na volta da viagem. Contarei depois.)

A mala parecia maior que eu rs.... Já saimos de blusa porque previamos o friozinho que iriamos passar.

O voo saia de Cumbica - Aeroporto de Guarulhos. Um saco ir pra lá, mas fazer o que.... felizmente contamos com a carona da sogra rs.... caso contrário, teriamos que pegar ônibus, trem e metrô até lá...
Vamos aos valores.
Nosso voo foi com Aerolineas Argentinas. Valor de US 545.00 . Quando compramos em abril, o valor em reais saiu R$ 1090,00 para cada um. Podendo claro, parcelar em 10x sem juros como Casas Bahia rs
Espera em aeroporto é sinal de cafézinho.
O voo sairia ás 18h40. Chegamos lá ás 16h00. Precaução é tudo!
O legal, é que as nossas mochilas nem foram pesadas. Acredito que por estarem nas nossas costas, se deduz que muito pesado, não é.
Sono total pela foto.

Embarcamos no avião, e meia hora depois, foi servido o lanchinho tão esperado. Gostei. Vem dentro de uma caixinha de papelão, bem fechadinha, com pão, presuunto(retirado) e queijo, uma bala daquelas melecosas e um alfajor argentino! Sim! Gostosinho até. Ah e bebida a sua escolha.

Chegando em Buenos Aires, onde fariamos conexão para Bariloche, tivemos que passar pelo departamente de migração. Tirar uma bela fotinho e marcar nossas digitais. Sim, a Argentina toda saberia que você é estrangeiro se algum policial consultasse seu registro. Gostei disso. Apesar da fila, que estava enorme, o atendimento foi bem rápido. Por fazermos parte do Mercosul, não precisou pagar taxa nenhuma e nem mostrar passaporte (ainda bem, eu ainda não tenho).  A partir dai, começamos a entender que precisariamos compreender pelo menos um "poquito" de espanhol aahah

E

Estavamos no aeroporto Jorge Newbary... porém, nosso voo para Bariloche sairia do Aeroporto Ezeiza... Quase do outro lado da cidade... Pois é, teriamos que pagar um remix. Pegamos a nossa única malinha e ao descermos, tinhamos 3 opções de transfers. A mais barata dela, foi o stand do meio, 115 pesos para cada um!! 230 pesos!! Caa........................ fazer o que? Lá não poderiamos ficar. Ou seja, ficou 115 reais, já que o Peso na cotação do dia valia 0,49 cetavos. Ou seja 57,50 para cada um. Com margem de erro para menos. Parece justo, levanto em conta que era 01h00 da madruga.

Sem trânsito, chegamos ao aeroporto em 40 minutos. Ah tivemos que pagar o pedágio, 4 pesos. 2 reais. Os transfers em geral nunca pagam isso.

Mais 4 horas de espera até ás 18h... vamos tomar mais um cafézinho!

Mais um pouco de sono....................

Embarcados, fomos comer outra vez. A pedida agora, foi bolo de fuba (2), bala melecosa e barra de cereal. Light não?

Duas horas de voo, vejo a cena que há anos esperava ver.............................. pico da montanha com neve! Q lindoooooooooooooooooooooo... não resisti e do avião mesmo já bati fotos. Os anciosos que me entendam!

Exagerada, tirei várias fotos assim. È emocionante ver algo que vc nunca imaginou ver.
Descendo do avião, estavamos em Bariloche!
Pesquisamos várias locadoras de carro. Hertz principalmente, que é a qual já estavamos acostumados. Mas ficou muuuito caro... Classe A, que são os mais baratos, estava 1.500,00 (maldito mês de julho)
Então, encaramos uma locadora local mesmo. Indicação do próprio Hotel.

Classe A ( a mais econômica) não havia mais. Então, fomos de Classe B. Um uno novo. Valor R$ 1.000,00 por 7 dias. Tanque cheio e já com seguro. Foi nesse mesmo.
Chegando no aeroporto, o rapaz da locadora estava nos esperando com uma plaquinha "Sr. Passos". Feito o pagamento, botamos o pé na estrada.

Impressionada como eu estava, imagina a nossa reação ao dirigir rodeada dessas paisagens inimagináveis?

Enfim, estavamos sem GPS, porque o nosso só tinha atualizações para o Brasil. E o tablet e o celular não funcionavam sem internet. Fomos no sexto sentido mesmo ahaha. Um mapinha impresso anteriormente no google maps foi de grande utilidade.

Nosso hotel foi Estância Del Carmen.
Tenho que tirar o chapéu para eles. Ano passado, após ter ocorrido aquele problemão todo, eles nos deram uma carta de crédito, que no fim foi além de 12 meses para usufruir. Tinhamos alugado para o mês de Junho/2011 e fomos agora, Julho/2012. Claro, sabiamos que haveria uma acrescimo por ser alta temporada. E devia mesmo. o acréscimo foi de U$195, ou seja, no dia foi R$ 400,00. Ano passado já haviamos pago R$ 800,00. Então, somando os dois valores, ficou em R$ 1.200,00 7 dias.

Uma estância de tirar o folego. Fica na Ruta 40, uma estrada conhecida e bem afastada. 10km do centro. Mas estando de carro, sem problemas.

O hotel possui todos os quartos com vista para o lago Gutiérrez e as montanhas com neve.

Lá  dentro da estância mesmo, encontra-se belas trilhas para seguir. O Ti AMA trilhas. Lá fomos nós antes mesmo de fazer o chek-in. A entrada deveria ser feito ás 14h e chegamos lá as 13h.

Claro, foi hora de tirar boas fotos também...

Chegando ao pé de uma pequena montanha, olha a recompensa....
Uma montanha que o Ti me levou a escalar...

Ahh, esqueci de dizer, que a locadora ao entregar o carro, disse que o Uno não teve tempo hábil de ser lavado para ser entregue á nós. Então nos emprestaram um FIAT enquanto arrumavam o Uno. Foram até a Estância fazer a troca em menos de 2 horas.

Bom, o quarto do hotel foi tudo de bom. Uma cama que nunca vi melhor!
Tv que só falava espanhol (òtimo para aprender) e quentinha demais! E detalhe....... com uma vista magnífica...

Essa é a vista do quarto...

O banheiro com banheira e um espelho ótimo. Ah e com secador !

Bom, já instalados, fomos experimentar o que Bariloche tinha a nos oferecer fora a carne rs... Chocolate Quente!
E os chocolates do Del Turista sem dúvida foram os melhores pra mim. Esse alfajor de mousse então.......... ah!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Nunca vi igual!

Chocolate quente e alfajor por $15 pesos. Ou seja, 7,50.
Perdi a conta de quantos nós tomamos no decorrer da viagem rs... Vivemos disso. Chocolate e pizza a viagem toda ahaha

A loja deles tem em quase todo canto da cidade rs.. principalmente na Rua Mitrê. Fácil de achar.

Depois do chocolate, fomos procurar um lugar para alugar roupa de neve. Sim, uma roupa específica para você não passar frio nem se molhar na neve. Na Rua Mitre, 25, encontramos uma boa loja. O aluguel de uma blusa, calça e bota térmica, (que vem com plástico e um meião grosso), óculos e luvas, saia 30,00 reais por dia.. 60 pesos. Alugamos para 5 dias, então 150 reais para essa semana.

No dia seguinte, um belo domingão, acordamos ás 7h00 e surpresa. Tudo escuro! Soubemos que lá só amanhece depois das 8h30. Uau... o café da manhã é servido das 8h30 ás 10h30. Não é tão farto como no Brasil, mas pãozinho com manteiga e queijo não faltam. A vista no café da manhã ajuda hein?

Programa do dia, era conhecer a  Vila La Angostura.
Mas nos perdemos. Sem Gps, sem nada, seguimos a direção errada por falta de placas. De neve, tudo começou a ficar desertico. Com certeza lindas fotos no meio do caminho foram tiradas. Na rotatória da Ruta 40, em vez de seguirmos reto e viramos a esquerda, não, continuamos reto.........

Bom, tentamos voltar e achar o Cerro Catedral. Nos perdemos novamente.
Só que dessa vez do lado contrário rs.. Ficamos sabendo depois, que nessa "perdida" tinhamos feito passeio pelo Circuito Chico. Você não paga nada, passeio de paisagens mesmo. Assim fomos parando a todo momento para pedir informação "em portunhol" e entendendo o que era possível rs..

O trajeto foi de 65 km pela Av. Bustilo,  passando pelo Parque Nahuel Huapi - com vistas pelos mirantes do lago Nahuel Huapi, Cerro Campanario, Colonia Suiza, famoso hotel Llao Llao, e Puerto Pañuelo, de onde saem os barcos para a Isla Victoria e o Bosque de Arrayanes.

Depois disso, como estavamos perto do Cerro Catedral, resolvemos ir lá para conhecer.

O Catedral fica no km 9 de uma das entradas da Bustilo. Fique nessa avenida que você não se perde.
Para entrar você não paga, agora para usufruir das pistas e subir no teleférico os preços variam. Variam pela temporada e também o tipo de acesso.
Geralmente o valor de meio dia é $ 300 pesos. Acessa-se tudo.
Mas nesse dia só fomos visitar mesmo, já eram 16h00 e não compensaria pagar nada.
O prazer foi todo em conhecer  e pegar na neve pela primeira vez! Emocionante!

A noite fomos conhecer o chocolate da Mamuschka na famosa Mitre também.... ah.. mas ainda preferi o do Del turista...

Passadinha no Centro Cívico para conhecer....
Quantos dias passei olhando esse lugar pela camêra On line do site de Bariloche? nossa.... incontáveis vezes...

Dia seguinte, uma respirada na sacada do hotel, e vamos agora "definitivamente" para a Vila La Angostura
90 km de Bariloche e identificação na entrada com os policiais.
Bem vindos a Villa La Angostura

Passeio pela pequena vila.. algumas comprinhas...

Achei até uma camiseta do Homer!!

Assim, seguimos para o Cerro Bayo. O Cerro que fica pertinho da Vila. Só seguir as placas.
Antes claro, uma foto em um dos mirantes que você sempre encontra.

Endereço: Ruta Nac. N° 231.

Cerro tranquilo, com praticantes de Sky espalhados. Tranquilidade total. Ficamos com vontade de esquiar também. Mas resolvemos deixar para o dia seguinte e brincar um pouco na neve!

Para seguir até o topo, claro, tem que pagar o teleférico rs..
100 pesos... 50,00 reais cada.
Mas valeu cada centavo..

A vista é daquelas de cinema... será que se estivesse mais frio, seria assim tão linda?

Claro, o boneco de neve original não poderia faltar!

E na saída, encasquetei que queria tirar uma foto da placa patagonica rs.. Nem apareci direito coitada rs
E

sse passeio custou o dia todo.
No dia seguinte fomos conhecer o Cerro Otto.
Onde se pode brincar de Skybunda kkkk
E é lá também que tem a Confeitaria giratória, a mais de mil metros do chão.
Fica apenas 5 km do centro de Bariloche, também acessada pela Av. Bustillo.

O valor para entrada é 100 pesos. 50 reais.

Surpresa!´Lá dentro tem exposição de arte! Nossa, amei né? Exposição de obras copiadas de Michelangelo.. olha a famosa estátua de David em tamanho real... uauu......

Alugamos os skybundas.. por 50 pesos.. 15 reais. Com direito a 4 voltas. Caimos até dizer chega, mas é divertido demais!

Tomamos um chocolatinho na confiteria... ela gira, show...muda a paisagem a todo momento... fomos só para não passar em branco. Nós não almoçavamos, só jantávamos rsss

E uuuhuuuuuuuuuu fomos brincar! O Ti caiu bem mais que eu rss

Na saída, tinha a opção de comprar ou não uma foto aventureira rs... montagem ou não...?

Ai, resolvemos alugar Sky para conhecer....
na própria entrada para ir ao Cerro Catedral, tem váááários locais para alugar... fomos no primeiro que vimos. 100 pesos cada um. 50,00 reais

Bota dura e engraçada. Deixa sua perna reta! Imobilizada e prevenida para quaisquer acidentes.
É só encaixar no pé de pato lá e prono. Tente esquiar

Eu não consegui.
 Só consegui cair.
O Ti se deu bem.........

Em um dos meus tombos o Ti caiu em cima de mim... esse foi o resultado. Mas fiquem tranquilo, cair na neve não doi! Foi ele que me machucou rss..

Surpresa!! No mundo das carnes também tem salvação!!! Restaurante para os vegetarianos! Huu!!!
Cômico, já que o Ti só quis comer pizza.......

20 de Febrero 730 San Carlos de Bariloche

Fomos jantar 4 vezes no mesmo lugar. La Mamadera.... Por que mamadera? pq catchup, mostarda e maionese, eram mantidos dentro de mamadeiras! Olhou ai do lado? Criativo né?
Era o lugar mais barato 50 pesos a pizza. Sem taxa de serviço e com televisões para assistir video cassetadas kkkkk. Perfeito. Economizar é a lei!

Endereço: Calle Mitre 356

Bom, dia seguinte, fomos lá, de novo alugar passatempos de neve rsrs Mas como não consegui parar em cima do sky, resolvi alugar um snowboard dessa vez. (Pura ilusão a minha achar que seria mais fácil)
Me perdoem, mas esqueci completamente de pegar o endereço dessa lojinha.. Mas ela fica bem próximo do Cerro Catedral. Aliás, o que mais tem lá é aluguel de SKY e Sknow, então, fiquem tranquilos, não precisa alugar com antecedência, lá tem aos montes. E o preço pelo menos não muda muito. Claro, que lááááá no pé do morro, tem quem cobre mais caro... mas descendo um pouquinho, na entrada é quase sempre o mesmo preço. Nós pagamos 100,00 a diária cada equipamento. Se você alugar outros consecutivamente, você ganha descontinhos.

Depois de estacionar (30 pesos = 15,00) a diária, fomos de teleférico atéééé a primeira parte da montanha. È aconselhavel você estacionar por lá. Sabe pq? Pq levamos uma multa por estacionar em uma calçada, que não era asfaltada. Òtimo... quem iria saber? Leis argentinas né. O bom é que pagamos a multa, mas não tivemos pontos na carteira. Não sei se isso foi pq eramos estrangeiros, ou pq é lei local. Não sei;

Dessa vez, pagamos 300,00 pesos = 150,00 reais cada um para ter acesso inteiro ao cerro. OK, vc pode subir a pé sem pagar rss... Mas quem faz isso? rsrsr Ou seja, para usar os meios de elevação, livremente, esse era o preço. Dia todo.

Lá, na IMENSAA fila para comprar o ingresso, conhecemos uma gaucha muiiito da simpática!! Melyne! Saudades do Sul viu! Nos deu o prazer da sua doce companhia mas foi por pouco tempo, ela já estava voltando para Buenos Aires!

Isso ai é o que consegui fazer com o Snow. Tirar foto!

O teleférico demora cerca de 25 minutos para chegar até a base do cerro.... Nossa... MAS COMO VALE A PENA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! È simplesmente FRIO e FANTÁSTICO. Tem muita gente craque por lá. Todo o cerro é mapeado e tem pistas para todos os usuários, desde os que não sabem nada (nosso caso) até os profissionais.

Dá pra ver o tanto de gente né.
Enfim, passeamos, nos divertimos, tomamos chocolate (Claro)  que custou 20,00 pesos = 10,00. Fazer o que? Tá na chuva, é pra se molhar.

A noite, fomos passear um pouco, conhecemos a igreja da cidade, e resolvemos comer em outra pizzaria rsrsrs.. Ai como vegetariano sofreeeeeeeeeee aqui ehhehe

EL MUNDO PIZZAS E PASTAS
Endereço: Mitre 759 – Bariloche
Preço na base do normal (50,00 pesos = 25,00 reais)
Diga-se de passagem que engordei 4 kls depois dessa viagem. Mas passei a entender um pouco do espanhol ehehe boa troca? rsrsr

Ahhh ùltimo dia........ Mal sabia eu, que seria o melhor! Estavaos na RUTA 40, onde ficava o Hotel.Foi só seguir nesta RUTA, sentido esquerda, e ir, ir, ir, ir, ir , ir, ir até chegar um placa  - MONTE TRONADOR - CASCATA DOS ALERCES - VIRE...

Você se depara com essa placa. Eram 09h00 da manhã. Ou seja, não poderiamos entrar.
mas eu explico. Vocês irão entender mais adiante. As estradas para essas atrações são TÃO ESTREITAS, TÃO ROCHOSAS, TÃO DIFÍCEIS.. que OU os carros vão ou os carros vem. Yes. Não tem duas mãos. Dois carros não passam naquela estrada MAIS NEM A PAU. Então, eles fecham uma mão para a outra ir, e depois você só pode voltar depois de determinado horário.

Então, resolvemos voltar mais tarde para conhecer o Cerro Tronador. Já havia visto muitas cascata então não me interessou  muito o outro passeio.

Fomos conhecer o Cerro Capanário, que apesar de não ter neve, garante um explendor aos olhos com tantas paisagens Lindas. Dizem que lá tem a 3º melhor vista do Mundo. Verdade ou não? Acho que depende de quem vê;

Se você tiver um GPS ótimo, se não tiver, fique atento as placas.

O Cerro Campanário se situa a 17 quilômetros de Bariloche e é um dos mais visitados dentro do tradicional Circuito Chico. A base do cerro se encontra no Km 17,5 da Avenida Bustillo, que conduz ao lugar em um trajeto dinâmico contemplando as costas do Lago Nahuel Huapi.

O tranqüilo trajeto aéreo durou sete minutos nos que o viageiro se sente suspendido e formando parte da envolvente beleza da paisagem. O horário do teleférico se estende até as 18 horas no inverno e até as 19:30 no verão, e a passagem custou em Julho 100 pesos  = 50,00

Voltando do Cerro Campanário, iriamos para o Cerro Tronador.QUEM FOR POR FAVOR, PONHA GASOLINA! É UMAS DUAS HORAS DE ESTRADA ESTREITA!
Olha isso...7.38 pesos.. Caro não? ahh você tem que pedir gasolina por Diesel. Se você pronunciar gasolina, eles podem entender Gasoil, que é álcool. Ai ferrou né

Voltando toda a Ruta 40... dali uns 20 minutos, chegamos naquela entrada que mostrei anteriormente. A entrada é 50,00 Pesos = 25,00 cada um. Mas vale pagar. Porque o trabalho que eles tem para manter essas estradas utilizáveis... É CRUEL. Muita neve no caminho, se chover tem lama... vixi... direto os tratores passam para deixar o caminho bom.

A viagem é bem orientada e você ganha um mapa no momento do embarque da aventura rsrsrs. Durante as 2h de viagem, várias paisagens e mirantes estão disponíveis para lindas foto..

E chegamos................................. Cara....... a sensação que você tem ali é indescritível. Parece igual mas não é. Ali é natureza intocada. Gelos negros, Blocos glaciares!!! E lago congelado.

Sempre com muita explicação de tudo.

Tem até gelo negro ali, que é um gelo que sofre muita variação de clima, ele cria um aspecto acinzentado.

Claro, é perigoso passar. PROIBIDO. Porque o gelo pode quebrar e você afundar. MAS ..............Depois de uma bronca pelo Ti ter passado...

Depois, você tem que deixar o carro na base do cerro e subir a pé. Sim... Diz que é 1 KM. Mas demora hein?
MAs compensa.
Só o caminho até lá já é como conto de fadas!

E chegamos a base do Cerro!

Olha isso! A gente se sente como em filmes! Apesar de ser neve como nos outros cerros.. aqui o ar é diferente, é nativo, é tranquilo, é inexplicável...

Claro, aproveitamos o que pudemos rsrsrs

Aqui que eu queria chegar. Estão vendo esses blocos de gelo azul? Sabe pq eles são azuis assim? Pq são milenares!!!!!!! Estão há milhões de anos ai e estão derretendo pouco a pouco.......................mas muito rapidamente. È uma experiência única.
Essa montanha é conhecida como Montanha trovão. = (tronador) . Porque esses blocos de gelo estão derretendo, e quando eles se desprendem lá de cima, eles caem no gelo congelado e BRUUUUUMMM... imaginem o barulhão que faz? Sim... como trovão!
Eu pensei que não iria ouvir isso... mas surpreendentemente eu ouvi 4 vezes. Como estão derretendo rápido... isso é triste...

Aqui é a placa explicando isso...

E voltamos para onde estava o carro.

Ahh esse é o mapa que nós ganhamos para fazer esse trajeto todo até o tronador. Não tem como se perder porque é uma reta só. Mas temos que respeitar o horário.

Enfim, esse foi nosso último dia.. No dia seguinte, arrumamos as malas... Guardei tudo.. e qual foi a surpresa? Nevou!!!!!!!!!!!!!! Pois é! Nevou!!!!!!!!!!!!!! Pensei que não iria ver isso ainda. Só que meu entusiasmo foi tão grande, que eu acabei só filmando não tirei foto nenhuma hahaha mas acho que não iria sair mesmo, pq os flocos eram bem fininhos.. Apareceram só pra eu não dizer que não vi nevar!

E enfim, triste e feliz, demos tchauzinho aos cachorros da Estância, que por sinal FOI MARAVILHOSA... e partimos......... :(

Devolvemos o carro no aeroporto (O rapaz atrasou 10 minutos para pegar o carro) e de brinde nos trouxe a multa pra pagar rsrsrrs
Mas enfim, acasos né. Enquanto esperavamos o horário do voo.. compramos uns chocolatinhos e tal... e partimos.

Conselho: Quando vocês forem fazer viagem com escalas... ( no nosso caso BARILOCHE-BUENOS AIRES - BUENOS AIRES-SP) Tomem MUITO cuidado com a mala de vocês.
Eu prometi que nunca mais levaria mala nenhuma. Dessa vez viajamos com mochilas e uma pequena malinha que aproveitamos para trazer as lembrancinhas.........
Èéé.... quando chegamos em Sp...  Cadê a mala? Ah puxa, a escala era tão rápida que não deu tempo de colocar todas as malas no outro avião. LINDO. Voltamos sem os presentinhos pra casa.
Fizemos o precesso todo lá na Aerolineas , registraram a nossa mala e tal.. e 3 dias depois a mala chegou em casa. Sem custo nenhum. Porém... como nada pode ser perfeito, abriram a nossa mala, tiraram algumas coisas de lá... como chocolates rsrs camisetas, meu pedestal da camêra etc etc....
Ahh mas quer saber? Vou ainda gastar dinheiro pra correr atrás disso? Posso estar errada, mas dor de cabeça, Não! rsrsrsrsrsrsr

Bom, fazendo o balanço do nosso passeio.. Tudo para o casal. Sem incluir comida pq isso é muito particular

PASSAGENS: 2.180.00
REMIX AEROPORTO NEWBARY PARA EZEIZA = 115,00 (O que vc pode evitar se comprar voo direto para Ezeiza)
PEDÁGIO: 2,00
CERRO TRONADOR = 50,00
GASOLINA POR ESSE TEMPO: 200,00

TOTAL: 5.912,00
OU SEJA: 2.956,00 Para cada um.

Barato não é. Mas se você viajar pela CVC nessa época, é pelo menos R$ 3.000,00 sem todos esses passeios e sem carro.
Vale a pena guardar din din ano inteiro e andar de sapato furado pra poder fazer umas regalias dessas, não?